quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Relatório do Memorial do Convento

No passado dia 28 de Janeiro de 2011, as turmas do 12º E, F e G deslocaram-se a Mafra com a finalidade de ir conhecer o convento e descobrir a sua história, que iniciamos na aula de Português através da obra “ Memorial do Convento”.
Tivemos como orientadoras da viagem as professoras Fátima Santos,  Ana Maria Palma e Teresa Anastácio.
Partimos da escola por volta das 6:30h. Chegamos a Mafra por volta das 10:00h, dirigindo-nos para o convento, onde aguardamos para que nos recebessem.
Conhecemos o nosso guia Ricardo, que fez uma breve introdução e passamos a visita. Primeiro levou-nos à porta principal onde nos falou sobre a pedra mais importante daquele convento, a sua importância deve-se ao facto de D. João V naquela época, discursar naquela varanda. Também referiu a importância do povo para a construção e funcionamento do convento.
Fomos à catedral do convento onde a beleza reinava. O guia teve a contar-nos como a catedral tinha sido construída, quanto tempo levou a que tal acontecesse, motivo a tinham construído, as pessoas que tinham sido precisas para a sua construção, os órgãos que nela havia e mostrou-nos também as estátuas lá presentes.
Da catedral seguimos para a parte mais importante do convento, os aposentos da família real. Assim que entramos tivemos que subir uma grande escadaria que ia dar às várias salas do convento, tais como, a sala de estar, a sala a sala de reuniões, o quarto do rei, a sala de jogos, a sala de caça, a sala de jantar e bailar e muitas mais, mas, a que mais me fascinou foi a sala da caça e a biblioteca que não mencionei nas salas visitadas. Fascinou-me devido à sua grandeza e à quantidade de livros nela existentes. O outro lado era o lado da Rainha que era separada por um corredor muito grande da parte do rei; passamos esse corredor visitando algumas salas que nele havia, dando-nos o guia algumas explicações sobre as pinturas expostas nas paredes e tecto. Depois do corredor, visitamos o lado da rainha que não tinha tanto interesse e não pertencia ao mesmo século. Como eram 12:30h, nós fomos almoçar porque à tarde íamos ver o teatro.
Almoçámos e ainda deu para passear durante alguns momentos e conhecer Mafra. Pelas 14-30h fomos ver o teatro que achei muito interessante e bem representado. Saímos do teatro às 4:00h e fomos para o autocarro, onde esperamos que todos chegassem para voltarmos a Beja. Ainda fizemos uma paragem no Forum Montijo onde passeámos e, onde, alguns alunos aproveitaram para fazer umas compras. Depois disto viemos para o autocarro e continuamos a nossa viagem de volta a Beja.
Chegamos a Beja por volta das 20-30h e cada um foi para a sua casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário